Visa Waiver: programa de isenção de visto americano!

Esta dica é para você que tem passaporte europeu ou de algum dos países que fazem parte do Programa Visa Waiver e por isso acha que pode entrar e sair quando bem quiser dos Estados Unidos!  Eu também pensava assim. Aliás, era exatamente assim até Janeiro de 2009!

Mas, depois disso, o governo americano decidiu criar o ESTA (Electronic System for Travel Authorization), um Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem, por meio do qual é possível fazer uma pré-verificação dos dados dos viajantes do Programa Visa Waiver, antes mesmo da sua chegada ao Estados Unidos.

Programa Visa Waiver

O ESTA é exigido somente para os cidadãos dos 38 Países que fazem parte do Programa Visa Waiver e que vão visitar os Estados Unidos.

Paises participantes do programa Visa Waiver (EUA)

Quem pode solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (ESTA)?

Pode solicitar o ESTA todos os cidadãos dos países participantes do Programa Visa Waiver que:

  • não possua um visto de visitante;
  • cuja viagem, a trabalho ou lazer, seja de no máximo 90 dias;
  • que possua um passaporte válido do seu país de origem.

Como solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (ESTA)

O processo de solicitação e obtenção do ESTA é totalmente online. Você deve acessar o site do Departamento Americano de Segurança Interna (DHS) e preencher o formulário de autorização de viagens (Dados pessoais, informações de passaporte e itinerário). Em seguida, será emitido um boleto  no valor de U$ 14.

Após o pagamento do boleto você receberá um e-mail informando se a sua solicitação foi aprovada e um arquivo PDF para você imprimir.

ESTA - Autorização Eletrônica de Viagem para os Estados Unidos

Este documento é tão importante quanto seu passaporte, portanto, não se esqueça de levá-lo na viagem para os Estados Unidos.

O ESTA tem a validade de 2 anos. Mas o governo americano adverte que tal autorização (ESTA), por si só, não garante a sua entrada nos País, ou seja, ainda assim você pode chegar na alfândega e ser barrado. Eu viajo para os Estados Unidos com o passaporte italiano e por duas vezes já me pediram para apresentar o ESTA na alfândega americana. Pode ser que os agentes da imigração nem perguntem sobre ele, como já aconteceu comigo também mas, viajante prevenido vale por dois, certo!

Portanto, fique atento!  Se você viaja para os Estados Unidos com passaporte de algum dos países pertencentes ao Programa Visa Waiver, leve sempre o ESTA junto com a sua documentação quando se dirigir aos Estados Unidos e evite aborrecimentos.

 

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

Average rating:  
 0 reviews
Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *