Viagens para os Estados Unidos: quantos dias posso ficar lá?

Período de permanência, como já explicamos no post Viagem para os Estados Unidos: visto x período de permanência, é o número de dias que um viajante pode permanecer no País durante suas viagens aos Estados Unidos. Isto mesmo, a cada viagem o processo se repete: ao passar pela alfândega, o oficial analisa seus documentos e carimba a autorização de permanência por um determinado período na Terra do Tio Sam.

Para esclarecer ainda mais este assunto, preparamos este post com algumas informações importantes, especialmente, para quem está prestes a embarcar para a primeira de muitas viagens para os Estados Unidos.

Período de Permanência durante suas viagens para os Estados Unidos

1)    Quando você fica sabendo quanto tempo pode permanecer nos EUA?

No momento em que você desembarcar ou passar por alguma fronteira americana, os oficiais da CBP vão verificar seu passaporte, fazer alguma pergunta a você, caso queiram.

Até pouco tempo os oficiais, quando a entrada do viajante era autorizada, os oficiais grampeavam um cartão branco chamado cartão de chegada/saída I-94 no passaporte. Nesse cartão, era registrado tanto a data de chegada quanto a data de saída dos EUA, ou seja, o dia em que você deveria deixar o País.

Agora eles carimbam no passaporte. Mas, ainda é possível, caso você tenha dúvida, imprimir o I-94 por meio deste link.

Na figura abaixo, por exemplo, há dois carimbos de viagens para os Estados Unidos. A primeira, em dezembro de 2010 e a segunda em Dezembro de 2014. Observe que em ambos os carimbos, há sempre a data de entrada no país e a data em que você deverá deixá-lo. E, claro, a assinatura do oficial da imigração.

Viagens para os Estados Unidos: autorização de permanência

2)    O período de permanência é o mesmo para todas as pessoas e em todas as viagens para os Estados Unidos?

Não, em geral os turistas são autorizados a permanecer somente 6 meses no País mas, alguns estudantes, pessoas que fazem intercâmbio, e trabalhadores temporários (ex.: diplomatas estrangeiros) serão admitidos por um prazo indeterminado (“duration of status”), ou seja, o indivíduo poderá permanecer nos EUA durante o período em que estiver estudando ou trabalhando.

3)    Se você perceber que seu passaporte brasileiro vai vencer durante o período de permanência de uma de suas viagens para os Estados Unidos, poderá embarcar assim mesmo?

Não, o ideal é que você providencie um novo passaporte brasileiro antes de embarcar pois seu período de permanência nos EUA deverá ser inferior à data de expiração do passaporte.

4) Se, por acaso, você não encontrar a data de saída do país carimbada no passaporte. Como pode verificar qual o seu prazo?

Caso você não visualize a data de saída no seu passaporte, basta você verificar qual o seu tipo de visto. Cada tipo tem um tempo definido. Se ainda assim tiver dúvida, basta imprimir o I-94 por meio deste link, lá consta a sua data de saída.

Ficou claro o que é e como funciona o período de permanência nos Estados Unidos? Se você tem alguma dúvida, manda para a gente, teremos o maior prazer em responder.

Fonte: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/validadetempo.html

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

35 comentários em “Viagens para os Estados Unidos: quantos dias posso ficar lá?

  • Março 21, 2017 em 11:16 pm
    Permalink

    Olá,

    Estou com uma dúvida.
    Vou tirar férias no Canadá durante 20 dias e logo após pretendo fazer um curso de inglês (que pagarei lá) permanecendo mais 50 dias. Total de dias 20+50= 70 dias.

    Existe a possibilidade de chegando lá os oficiais da CBP carimbarem o passaporte com 30 dias ou existe um mínimo de dias como 3 meses ou 6 meses?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Abril 9, 2017 em 10:18 pm
      Permalink

      Olá Rodrigo,
      Infelizmente não sei detalhes sobre a imigração canadense. Sugiro que você se informe no consulado.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Março 4, 2017 em 4:41 pm
    Permalink

    Oi Marilise, parabéns pelo conteúdo!! =) Preciso de uma suuuper ajuda!
    Estou a turismo nos EUA com meu passaporte europeu (português) e entrei através do programa de isenção de vistos (ESTA). Quero ir ao Canadá passar alguns dias e depois preciso voltar para os EUA (pois minha passagem de volta para o Brasil sai do aeroporto de NY). Dúvida:
    1. Pretendo sair dos EUA e entrar no Canadá com o passaporte Europeu (preenchendo o eTA), posso passar 3 dias no Canadá e retornar aos EUA com meu passaporte Brasileiro? (OBS: Tenho o passaporte brasileiro com visto americano B1/B2 válido).
    A questão é que eu quero de qualquer forma voltar aos EUA com o Brasileiro, para ter o carimbo de entrada na imigração no passaporte Brasileiro. Posso sair com o europeu e voltar com o Brasileiro? Terei problemas por ficar poucos dias no Canadá?
    Obrigada desde já!!! Sucesso para vc!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Abril 9, 2017 em 10:38 pm
      Permalink

      Olá Taw,
      Desculpa a demora. Em relação à primeira dúvida, acredito que você entre tranquilamente com o ETA, pelo menos eu entro com o meu passaporte italiano. Em relação à segunda, não vejo como você entrar com o passaporte brasileiro a menos que você tenha o visto americano. Se você entrou com o ESTA nos EUA suponho que você não tenha o visto americano, logo não tem como entrar lá com o passaporte brasileiro.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Fevereiro 6, 2017 em 7:10 pm
    Permalink

    Prezada,

    Qual visto precisarei retirar para acompanhar meu marido que irá fazer pós doutorado de 1 ano nos EUA? Já tenho visto de turista, mas como o tempo não é suficiente, o que você indica? Ambos somos servidores públicos. Pesquisei e não achei nada a respeito.

    Resposta
  • dezembro 21, 2016 em 12:20 pm
    Permalink

    Olá Marlise, bom dia!

    Estarei dando entrada no visto Americano pela 1ª vez e tenho uma dúvida:

    Minha intenção seria viajar em Março/2016, contudo acredito que não será mais possível. Após a emissão do Visto e eu quiser viajar numa outra data ou até mesmo antecipar, eu posso? Existe algo que eu tenha que fazer antes de arrumar as malas e ir?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Fevereiro 17, 2017 em 1:48 am
      Permalink

      Olá Luciana,
      A emissão do visto não é diretamente relacionada com a compra da passagem. O visto tem uma validade de 10 anos. Neste período você pode viajar aos EUA quantas vezes quiser.
      Abs, Marlise V. Montello

      Resposta
  • dezembro 21, 2016 em 2:14 am
    Permalink

    Olá, bom dia.

    Gostaria que pudessem me sanar uma dúvida: eu entrei no USA faz 3 meses e peguei o período de permanência para 6 meses, só que na sexta-feira agora tive que vir ao Brasil e gostaria de posso voltar já em seguida de novo, pois a validade do meu período de permanência irá expirar apenas em marco de 2017.

    Teria a possibilidade de ter algum problema em minha entrada?

    Obg

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Fevereiro 17, 2017 em 1:50 am
      Permalink

      Olá Beto,
      O período de permanência é definido a cada vez que você entra no país pois a imigração sabe que você já deixou os EUA. A princípio não há nenhum impedimento p/ você voltar, o máximo que pode acontecer é eles perguntarem o motivo pelo qual você voltou em seguida. E, lógico, com o novo presidente fica difícil saber o que mais pode acontecer.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • dezembro 16, 2016 em 6:45 pm
    Permalink

    Ola por favor, estou com o mesmo problema de umas pessoas q falaram q não conta a data de saida no visto, porém o link q vc colocou nao consigo entrar vc poderia me nformar?! Mto obrigada

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Fevereiro 17, 2017 em 1:53 am
      Permalink

      Olá Ive,
      Desculpa a demora. Eu consegui abrir o link normalmente aqui. Você já resolveu seu problema?
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • agosto 21, 2016 em 10:41 pm
    Permalink

    Olá sou cidadão Italiano, estive nos E.U.A, durante 8 meses (Quando na verdade podia ficar 3 meses) , já se faz 6 meses que sai . TEREI PROBLEMAS PRA ENTRAR NOVAMENTE?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 22, 2016 em 5:10 pm
      Permalink

      Olá Jefferson,
      Infelizmente não tenho como responder este tipo de dúvida pois não tenho contato nenhum com a imigração americana, nem informação sobre como eles controlam isto.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 14, 2016 em 2:06 am
    Permalink

    Olá Marlise! Muito obrigada por compartilhar todas essas informações!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Existe um período máximo de estadia para quem tem visto B1/B2 e fez múltiplas entradas?
    Sei que permitem no máximo 6 meses por entrada, mas será que existe um número máximo de dias para turista por ano?

    Eis a minha situação:
    Eu fui para os eua em julho/2015 e fiquei 2 meses porque meu namorado é americano.
    Saí de lá e fiquei 3 meses viajando e voltei dezembro/2015 e fiquei mais 5 meses.
    Resumindo, fique 7 meses nos eua no último ano. E pretendo voltar depois de passar um mês e meio no Brasil. Você aconselharia esperar mais antes de reentrar?

    Sei que não existe uma resposta absoluta porque depende do agente da imigração. Mas existe algum consenso em número de entradas e tempo de estadia aceitável?

    Muito obrigada! 🙂

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      junho 29, 2016 em 12:26 pm
      Permalink

      Olá Asuka,
      Já li várias coisas sobre o assunto e não me lembro de ter encontrado nada sobre isto, ou seja, nunca li em lugar algum que um brasileiro possa ficar no máximo x dias nos Estados Unidos. Creio que não exista tal restrição.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Janeiro 14, 2016 em 4:51 pm
    Permalink

    Opa gostaria de saber que tipo de problemas pode haver caso eu passe do tempo de saída do país e depois queira voltar ao brasil ??
    Basta eu comprar a passagem e vim??
    Obrigado
    Muito bom o site

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Janeiro 27, 2016 em 1:55 pm
      Permalink

      Olá Neto,
      É um pouco difícil responder sua pergunta. Já vi casos em que não aconteceu nada e depois de um tempo a pessoa voltou p/ Estados Unidos. Mas também já vi o oposto, de a pessoa ser proibida de voltar ao país por algum tempo.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Pingback:Visto americano de estudante: como obtê-lo já estando nos EUA?

  • dezembro 20, 2015 em 6:16 pm
    Permalink

    Olá, chegamos há dois dias em Fort lauderdale e viajamos para Orlando. Hoje observei que o meu passaporte não teve o carimbo da entrada (com a data de saída). Minha esposa e filha tiveram. Ê nossa 3 vez nos usa. Posso ter algum problema na saída dos usa?

    Resposta
  • julho 20, 2015 em 2:50 pm
    Permalink

    Ola meu caso e igual do Paulo Lessa estrei nos EUA e nao carimbaram prazo e data pra saida eu fiquei seis mese que poderia ficar e estou voltando este mes
    tenho esta preocupacao.

    Resposta
  • julho 20, 2015 em 12:16 pm
    Permalink

    Olá assim que tiver vencendo o período de permanência na América , quanto tempo devo ficar fora do país para retomar novamente?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 4, 2015 em 8:15 pm
      Permalink

      Olá Nina,
      Não creio que exista um prazo definido para retornar ao país. Mas, claro, se isto se repetir constantemente, pode chamar atenção dos agentes da imigração.
      Abs, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 19, 2015 em 7:00 pm
    Permalink

    Muitas vezes os funcionarios tratam os visitantes muito mal
    Ja fiz uma reclamacao em favor de familiares mas sem resposta.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 20, 2015 em 8:18 am
      Permalink

      Olá Tania,
      Infelizmente este tipo de coisa acontece mesmo, não somente nos Estados Unidos.
      Eu, particularmente, nunca tive problema mas já ouvi reclamações.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 10, 2015 em 10:34 pm
    Permalink

    Percebi que meu visto não tem carimbo de saída dos EUA e Panamá.Será que o funcionário esqueceu de carimbar?Esse fato traz algum problema na próxima viagem para os EUA?Nos países da Europa e América do Sul tem carimbo de entrada e saída.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 12, 2015 em 5:08 pm
      Permalink

      Olá Paulo,
      Pelo que me informaram isto não te trará nenhum problema. Segundo me informaram, o governo americano também controla a data de saída do país pela data da sua passagem.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *