Viagem pela Europa e EUA: Saiba como abastecer o carro!

Muitos turistas, ultimamente, têm optado por alugar um carro durante sua viagem pela Europa e se aventurar pelas estradas charmosas e cheias de surpresas do velho continente ou, para ir às compras nos Estados Unidos.

Mas, uma coisa que algumas pessoas não sabem é que, na maioria dos países fora do Brasil, aquela pessoa que fica no posto de combustível esperando ansiosamente pela nossa chegada, o frentista, simplesmente não existe! Pois é, nesses lugares é você, o motorista, que tem que descer do carro e abastecer o veículo.

Eu sei, pode parecer uma besteira, mas para nós, brasileiros (em especial, às mulheres), acostumados a simplesmente informar ao frentista quanto de combustível ele deve colocar no tanque do carro, essa tarefa pode acabar sendo um tanto quanto complicada na primeira vez. Digo isto por experiência própria. Na minha primeira viagem pela Europa parei para abastecer o carro e, simplesmente, não sabia qual o tipo de combustível escolher.

Mas não se preocupe, você vai ver que é muito simples! 😉

Abastecendo o carro durante sua viagem pela Europa

Em primeiro lugar – antes de iniciar sua viagem pela Europa ou em qualquer outro lugar do mundo – verifique se você sabe como abrir o tanque de combustível. Se não souber, procure se informar com o funcionário da locadora. Pergunte, também, qual(is) o(s) tipo(s) de combustível que você pode colocar no carro. Parece bobagem, mas não é!

Caso você se esqueça de perguntar qual o tipo de combustível correto, a dica é abrir o tanque e verificar se há alguma informação na parte interna da tampa, normalmente lá está escrito o tipo de combustível. Sabendo abrir o tanque e qual o tipo de combustível que você deve utilizar, siga os passos abaixo:

1. Abra o tanque de combustível.

Viagem pela Europa: como abastecer o carro!
O tipo de combustível, às vezes, é mencionado na tampa do tanque

2. Selecione o tipo de combustível que você deseja colocar no carro, retire a bomba desejada e insira no tanque do carro, sem pressionar o gancho;

Viagem pela Europa: como abastecer o carro!
Retire a bomba e insira no tanque, sem pressionar o gancho

3. Depois de verificar que a bomba está inserida corretamente no tanque, pressione o gancho da bomba até atingir a quantidade desejada;

Viagem pela Europa: como abastecer o carro
Só pressione o gancho após inserir a bomba no tanque

4. Se você quiser completar o tanque, mantenha o gancho pressionado até que a bomba seja automaticamente bloqueada e um sinal sonoro seja emitido. Mas se você quiser colocar somente uma certa quantia de combustível no veículo, mantenha o gancho pressionado e acompanhe o valor exibido no viso da bomba. Quando o valor exibido for o desejado por você, libere o gancho da bomba e o processo de abastecimento será interrompido.

5. Coloque a bomba novamente no lugar de onde você tirou e pronto, basta pagar.

O processo de pagamento pode acontecer antes do abastecimento (passo 1 a 5) ou depois, dependendo do lugar escolhido para abastecer.

Se o posto escolhido é um posto de autosserviço (normalmente encontrado nos estacionamentos de grandes lojas ou supermercados), você terá que utilizar o cartão de crédito para pagar e, nesse caso, a inserção do cartão na máquina e a autorização de pagamento acontece antes do passo (1).

Agora se o local for um posto normal, o pagamento é realizado após o abastecimento (passos 1 a 5). Você deve dirigir-se ao caixa e efetuar o pagamento da forma que desejar.

Gostou do post? Então não deixe de ler o artigo Dirigir em outro país: quais documentos você vai precisar?, no qual falamos sobre a questão dos documentos que você deve portar ao dirigir durante uma viagem pela Europa ou em qualquer outro continente.

E se o seu destino são os países do Mercosul não deixe de ler, também, este artigo sobre o Seguro Carta-Verde que é um Seguro de Responsabilidade Civil por danos causados a terceiros. Talvez você precise adquiri-lo!

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *