Viagem para os Estados Unidos: visto x permanência

Este post é para você que está preparando aquela tão sonhada primeira viagem para os Estados Unidos. Há duas coisas muito importantes que você entender antes de começar a preparar as malas: a diferença entre visto e período de permanência nos Estados Unidos.

Apesar de muitas pessoas confundirem, os termos representam coisas bem diferentes e, cada um tem algumas peculiaridades que você precisa entender.

O que é o Visto?

O Visto é a primeira coisa com a qual você deve se preocupar quando pensar em fazer a sua viagem para os Estados Unidos. Sem o visto você não pode nem pensar em deixar o País em direção à Terra do Tio Sam, ele é um documento oficial que é anexado em uma página do seu passaporte.

O Visto é uma “autorização” para que você possa viajar até um dos portos de entrada dos Estados Unidos da América (aeroporto internacional, porto marítimo ou fronteira).

Com esta autorização em mãos você pode – ao desembarcar ou chegar a uma fronteira – solicitar permissão a um funcionário do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) para entrar e permanecer temporariamente no País.

O que é o Período de Permanência em uma viagem para os Estados Unidos?

O Período de permanência nada mais é do que o número de dias que o cidadão brasileiro pode permanecer em território americano durante sua viagem para os Estados Unidos.

Este número de dias (normalmente 6 meses para turistas) é determinado pelos oficiais do Departamento de Segurança Nacional (DHS), e pelos Oficiais do Serviço de Alfândegas e Fronteiras (CBP – Customs and Border Protection) no primeiro porto de entrada no País.

Ex: Se você desembarcou nos Estados Unidos no dia 15/01 e o oficial do Serviço de Alfândegas e Fronteira autorizou a sua permanência no país por 6 meses, isto significa que, a partir do dia 16/07, você já se encontra fora do seu período de permanência legalmente autorizado.

É interessante saber que o porto de entrada não precisa ser necessariamente dentro de território americano, fisicamente falando. Por exemplo, se o seu voo para os Estados Unidos passa pelo Canadá antes de entrar no País, pode ser que você seja entrevistado pela imigração em território canadense. Já aconteceu comigo! 😉

Para ficar mais claro a diferença entre visto e período de permanência, podemos explicar da seguinte maneira:

O visto é um documento que tem um período de validade longo (10 anos, no caso do turista, por exemplo). Já o período de permanência é definido a cada viagem para os Estados Unidos, ou seja, a cada entrada do cidadão em território americano. Isto quer dizer que, durante o prazo de validade de um visto, você poderá obter autorização para vários períodos de permanência nos Estados Unidos.

Viagem para os Estados Unidos: perído de permanência no passaporte

E  mais importante, não confunda, jamais, a data de vencimento do visto com o período autorizado de permanência nos EUA!

Se você ainda ficou com alguma dúvida em relação ao período de permanência, não deixe de ler o post Viagens para os Estados Unidos: quantos dias posso ficar lá? onde nós detalhamos como ocorre o processo e como você pode saber qual o seu período de permanência.

Fonte: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/validadetempo.html

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

43 comentários em “Viagem para os Estados Unidos: visto x permanência

  • Março 21, 2017 em 7:47 pm
    Permalink

    Viajei para os Estados Unidos em 15 de julho de 2016 e retornei ao Brasil em 08 de dezembro do mesmo ano, passei 4 meses e 23 dias, minha permanencia era de 6 meses até 15 de janeiro de 2017, se eu voltar novamente a USA em junho e passar pela imigração, eles só vão me dá o restante dos dias para completar 6 meses ou fica a critério do oficial me dá uma quantidade de dias de permanência?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Abril 9, 2017 em 10:20 pm
      Permalink

      Olá Valdemir,
      Cada viagem teoricamente é uma viagem, ou seja, quando você entrar nos EUA novamente é provavente que ele te dê 6 meses. Mas, claro, isso depende do oficial da imigração.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Março 21, 2017 em 11:37 am
    Permalink

    olá fiquei por 9 meses nos EUA não tive nem um pedido de se retirar do país e sai normalmente …. eu perdi meu visto ?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Abril 9, 2017 em 10:21 pm
      Permalink

      Olá Luis,
      Não tenho como responder esta dúvida. Que você ficou fora do status certamente ficou mas se haverá alguma penalização não tenho como te responder.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Fevereiro 26, 2017 em 11:16 pm
    Permalink

    Obrigado pelo artigo, me ajudou muito

    Resposta
  • novembro 1, 2016 em 12:16 am
    Permalink

    Olá fui pros Estados unidos em 23 de abril 2015 fiquei la na casa de uma amiga até dia 4 de Setembro 2015 sendo q meu tempo era ate 22 de outubro agora vou volta dia 13 de Dezembro pra fica 40 dias
    Acha pelo tempo q fiquei irei ser barrada ou ter algum problema pois muitos ppost q ja li falam q 80% falam q eles podem me barrar por ter ficado todo esse tempo

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 9, 2016 em 11:06 pm
      Permalink

      Olá Anna,
      Desculpa, mas não tenho como responder sua dúvida. É difícil saber como os agentes da imigração vão agir ou deixar de agir.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • setembro 24, 2016 em 4:55 am
    Permalink

    Bom dia!

    Há a possibilidade de extender a permanência concedida, ou a validade do visto de turismo já estando no país?

    Existe a probabilidade de receber permanência maior que a validade do próprio visto? Exemplo, visto válido pra dois meses e ser concedido permanência de 6 meses.

    Agradeço desde já!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 4, 2016 em 9:03 pm
      Permalink

      Olá Francisco,
      Há a possibilidade de pedir para ficar mais tempo sim mas ainda não escrevi sobre este assunto, pretendo fazê-lo em breve.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 22, 2016 em 11:34 am
    Permalink

    Oi Marlise! Vê se você consegue tirar minha dúvida.
    Eu entrei nos EUA em 5 de abril de 2016, e foi concedido permanência até o 5 de outubro de 2016.
    Se eu viajar de volta para lá no final de setembro e quiser ficar até dia 8 de outubro, eles marcariam uma nova entrada com validade de 6 meses ou eles contariam a permanência que foi dada anteriormente?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 25, 2016 em 5:11 pm
      Permalink

      Olá Carol,
      Cada vez que você entra no país eles vão te dar um período x de permanência lá. Quanto é, depende do oficial de imigração, não há garantia de que sejam os mesmos 6 meses.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 27, 2016 em 4:11 pm
    Permalink

    Marilise
    Meu noivo e americano, estou indo para os EUA e assim que chegar la vou casar.
    Como fica minha permanencia la?
    Recebo a documentação? social security, gren card, cidadania???
    Como fica minha situação em relacao ao visto de permanecia? ele expira ou a partia da data que casar ja terei direito a permanencia?
    Obrigado

    Resposta
  • junho 7, 2016 em 2:34 am
    Permalink

    Olá Marlise!
    Tirei 26 dias de ferias do meu trabalho e viajei no período de 7 de maio a 3 de junho para California (passei na imigração de Los Angeles). Não tive nenhum problema para entrar no pais, foram as perguntas básicas de sempre..
    Porém, tenho intenção de sair do meu emprego atual e viajar novamente para LA em meados de julho e turistar mais tempo, e me preocupa caso eles questionem porque voltei para o mesmo lugar e tambem porque num período tão curto de tempo. Eu tenho vinculo no Brasil como carro no meu nome, pós graduação que estou cursando, porém teoricamente não teria mais emprego no Brasil. você acha que é muito arriscado essa tentativa? Conhece pessoas que vão e voltam com bastante frequencia? O que eles falam para a imigração?
    Obrigada!!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      junho 9, 2016 em 5:59 pm
      Permalink

      Olá Nathalia,
      Até onde sei não há problema algum você visitar o mesmo lugar em período curto de tempo. Quanto ao fato do seu trabalho, nunca me perguntaram na imigração se eu trabalho ou não, este controle é feito quando você vai solicitar o visto, não no momento em que você está entrando no país.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Maio 25, 2016 em 1:42 am
    Permalink

    Olá! Obrigada pelo blog. Tenho várias dúvidas. 1) eu, meu marido e minha filha solicitamos visto e deram prazos de validade diferentes para cada um…coisa que não entendi….meu marido só obteve três meses, gostaria de saber se ele pode solicitar que prolonguem esse período de validade do visto por mais um mês para poder assim completar a viajem todos juntos. como fazer? 2) supondo que a validade do visto acabe 30 de maio, será que posso viajar 28 ou 29 de maio? muito obrigada desde já.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      junho 29, 2016 em 12:30 pm
      Permalink

      Olá Laura,
      Desculpa a demora mas só vi seu comentário hoje. Também não entendi esta questão da validade diferente. Você pode explicar melhor? Vocês foram ao Consulado Americano no Brasil e, ao receber o visto cada um teve prazos diferentes, é isto?
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Abril 11, 2016 em 7:31 pm
    Permalink

    Ola Marlise, td bem?
    Queria saber se tem um tempo de permanencia obrigatoria no Brasil entre uma viagem e outra para os Estados Unidos com visto de visitante.
    Pois pretendo voltar nos Estados Unidos em maio, mas meu carimbo da ultima vez que fui era valido ate junho 2016.

    Muito Obrigada,

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Abril 20, 2016 em 6:13 pm
      Permalink

      Olá Alline,
      Até onde já li sobre o assunto não há nenhum prazo definido. Você só precisa saber explicar porque está indo e vindo, caso a imigração te perguntar.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Março 23, 2016 em 2:25 pm
    Permalink

    ola fui para os estados unidos em 2014 fiquei até maio de 2015 ultrapassei um mês da minha permanência eu estava com meu filho pequeno de 4 anos e tive problemas de saúde com ele e tive que ficar , mais um pouco , estava na casa do meu namorado que e americano , ja faz quase um ano de voltei agora em julho quero ir visita ló será que vou ter problemas com isso , meu filho desta vez não vai pois vou ficar somente 20 dias …

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Março 26, 2016 em 7:18 pm
      Permalink

      Olá Rosimari,
      É muito difícil responder este tipo de pergunta. Acredito que se você não teve nenhum problema ao sair, se não carimbaram nada no seu passaporte, não terá problemas p/ voltar mas, sinceramente, não tenho como responder este tipo de pergunta com exatidão.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • Março 28, 2016 em 8:18 pm
        Permalink

        não eles não carimbaram nada no meu passaporte , eu ja tinha ido outras vezes pra lá so esta vez que passou mesmo meu filho ficou muito doente

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          Março 30, 2016 em 11:31 am
          Permalink

          Olá Rosimari,
          Como disse, não tenho como te responder com absoluta certeza o que pode acontecer, foge do meu poder/conhecimento.
          Só posso desejar boa sorte e boa viagem p você!
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
  • Março 22, 2016 em 11:03 pm
    Permalink

    Olá
    Fui para os EUA em dezembro de 2014 e carimbaram meu passaporte autorizando eu ficar 30 dias o que realmente aconteceu.minha dúvida é se eu for de novo e carimbarem pelo mesmo período(30dias) e eu ficar mais tempo tenho q validar em algum lugar?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Março 26, 2016 em 7:21 pm
      Permalink

      Olá Daniel,
      Não entendi o que você quis dizer com “validar”. Para você poder ficar mais tempo você terá que pedir p/ extender o seu visto mas não escrevi sobre isto ainda.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Março 14, 2016 em 2:22 pm
    Permalink

    Olá, eu e meu marido estamos querendo viajar para a Flórida com nossa filha, que na época vai estar com um ano e meio. Se ficarmos lá pelo tempo que eles determinarem, 6 meses por exemplo, em quanto tempo posso fazer uma outra viagem pra la? E mais uma pergunta, acha que eles negariam o visto por irmos juntos?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Março 22, 2016 em 12:22 pm
      Permalink

      Olá Elza,
      Até onde eu já li sobre o assunto, não encontrei nenhum definição de tempo entre uma viagem e outra para os Estados Unidos. Acredito que ninguém vai te barrar porque você viajou em um curto espaço de tempo para o país, a menos que isto se torne frequente e comece a levantar suspeitas no pessoal da imigração. Quanto a negar o visto ou não, não tenho como te responder.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Fevereiro 27, 2016 em 5:47 am
    Permalink

    Olá tudo bem?

    Ultrapassei o período de permanência nos Estados Unidos. Me deram quase 3 meses e eu fiquei 7 meses. Quais são as implicações. Perco meu visto?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Março 10, 2016 em 11:30 am
      Permalink

      Olá Wanderley,
      Difícil responder sua questão. Nunca se sabe o que a imigração vai fazer. Pode ser que não aconteça nada ou, pode ser que eles te proíbam de voltar ao país por algum tempo. Boa sorte!
      Abs, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Fevereiro 20, 2016 em 2:33 pm
    Permalink

    Tenho uma dúvida que não consigo encontrar em lugar nenhum por exemplo, tenho um visto de 10 anos que vale até 2022 e minha noiva um visto com validade até 2019, agora em 12/04/16 eu irei aos EUA a turismo na casa de um amigo em LA e ficarei apenas 15 dias pois preciso retornar por conta de finalização de um importante trabalho aqui no Brasil, por volta de 25/05/16 irei novamente aos EUA a turismo (irei me casar, lua de mel, rsrsr) onde ficaremos cerca de 1 mês lá e então final de junho retornaremos ao Brasil, e em agosto ou setembro iremos novamente para turismo em Orlando (Disney), minha pergunta é, se eu e minha noiva já temos vistos de turismo válidos, como fica essa questão de múltiplas entradas nos EUA? Será que terei algum problema ou como os nossos vistos são válidos e já temos histórico de várias entradas nos EUA teremos algum problema? Pergunto porque nunca me aconteceu antes de ter que fazer 3 viagens em menos de 6 meses aos EUA, agradeço se souber me informar. Att.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Fevereiro 23, 2016 em 4:49 pm
      Permalink

      Olá Jason,
      Se o seu visto é válido até 2022 você pode viajar aos Estados Unidos quantas vezes quiser durante este período. A princípio não há nenhum problema em relação ao visto, ou seja, você não precisa pedir outro. O que pode acontecer (mas acho difícil) é de na hora de você entrar, a imigração indagar o motivo pelo qual você está visitando o país tão seguidamente. Mas, creio que se você apresentar os tickets de volta, comprovando que vai deixar o país no prazo, não haverá problema algum.
      Boa viagem!
      Att, Marlise V.Montello

      Resposta
      • Fevereiro 23, 2016 em 8:00 pm
        Permalink

        Grato pela gentil resposta Marlise. Att. Jaison

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          Fevereiro 26, 2016 em 10:47 am
          Permalink

          Por nada Jaison, volte sempre ao blog e compartilhe com os amigos! 😉
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 18, 2015 em 9:01 am
      Permalink

      Obrigada Ana Angelica,
      Volte sempre ao blog e compartilhe com os amigos! 😉
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 9, 2015 em 5:13 pm
    Permalink

    Olá Marlise,
    Suas dicas são excelentes. Obrigada por compartilhar!
    Convido você e seus leitores a conhecer meu blog também: http://www.acontecenovale.com, que traz dicas, eventos e curiosidades sobre o Vale do Silício, San Francisco e toda Bay Area.
    A única coisa que tenho notado é que o tempo de permanência que geralmente os turistas recebem ao entrar nos EUA é 6 meses, não é uma regra, mas 90% das pessoas tem autorização para 6 meses.
    Um abraço,
    Waldana.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 9, 2015 em 5:41 pm
      Permalink

      Olá Waldana,

      Muito obrigada, informação corrigida! 😉
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *