Viagem para Europa: 15 dicas exclusivas para você!

Você está pensando em fazer aquela tão sonhada viagem para Europa? Então não deixe de ler a lista que nós preparamos com alguns cuidados que você deve tomar antes de embarcar e, também, durante todo o seu passeio pelo Velho Continente.

São 15 pequenos detalhes que poderão fazer com que a sua viagem para Europa seja tranquila e divertida. E, caso algum imprevisto aconteça, você possa lidar com eles sem grandes transtornos e aborrecimentos desnecessários.

15 dicas para você aproveitar melhor sua viagem para Europa!


#1 –
Validade do Passaporte brasileiro

Viagem para Europa (dica 1): validade do passaporte
Para entrar na Europa, o passaporte do viajante deve ter, no mínimo, três(3) meses de validade a partir da data de saída do território europeu. Então, quando pensar em viajar para a Europa, verifique se o prazo do seu passaporte brasileiro. Falamos detalhadamente sobre isto no post sobre a validade do passaporte para entrar no continente europeu.

#2 – Seguro de Viagem.

Tratado de Schengen (Europa)

Existe uma convenção (Tratado ou Acordo de Schengen) que estabelece regras específicas para os turistas que pretendem visitar alguns países do continente europeu. Uma delas é a exigência do seguro viagem (Certificado de Schengen) para entrar na Europa com uma cobertura mínima de 30 mil euros. Por isto, não deixe de fazer um seguro antes de iniciar sua viagem para Europa. Até porque, independente da exigência, seguro de viagem é item indispensável em uma viagem. Nós recomendamos o Seguro Viagem da World Nomads pois já usamos e aprovamos!

 

#3 – Exigências para entrar em cada país.

Requisitos para entrar na França

Cada país tem uma legislação específica e você, como turista, deve respeitá-la evitando, assim, possíveis transtornos. Alguns países exigem uma carta-convite, outros o endereço do hotel ou residência onde você vai se hospedar, etc. Há poucos dias o Consulado Brasileiro na França publicou alguns requisitos que podem ser exigidos para entrar no país. Portanto, antes de embarcar em sua viagem para Europa, verifique se o(s) país(es) que você pretende visitar tem alguma exigência adicional.

#4 – Bagagem de mão

Produtos_Higiente_BolsaMao

Você já deve ter ouvido algum amigo ou conhecido falar sobre extravio de bagagem. Pois é, imprevistos podem acontecer. Então, esteja sempre preparado. Leve sempre uma peça de roupa e produtos de higiene básica na bagagem de mão.

#5 – Medicamentos

 

Alguns turistas precisam levar medicamentos de uso contínuo durante a viagem ou, até mesmo, remédios básicos para uma dor-de-cabeça. Para evitar possíveis problemas, verifique qual a maneira correta de levar os remédios em sua viagem internacional.

#6 – Adaptadores.

Diferentes tipos de adaptador de tomada

Todo mundo hoje tem uma série de equipamentos eletrônicos (celulares, câmera fotográfica, tablets, iphone, etc) e não tem coisa pior do que não ter como usá-los durante a viagem porque você não tem como recarregá-los, não é verdade? Então, antes de viajar, verifique qual o tipo de adaptador utilizado nos países europeus que você vai visitar e não se aborreça com este detalhe. 😉

#7 – Documentos e informações relativas à viagem para Europa.

Digitalizar documentos de viagem
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, inclusive na sua viagem para Europa. Então, antes de embarcar, faça uma cópia digitalizada de todos os seus documentos de viagem e, também, das informações de hotel, bilhete aéreo, etc. Isso pode ser muito útil em alguma emergência.

#8 – Fuso horário

Cuidado com a diferença de horário durante sua viagem para Europa
A diferença de horário entre o Brasil e os países da Europa pode chegar a até 6 horas. Antes de iniciar sua viagem para Europa, verifique qual o fuso horário nos países por onde você passará, principalmente em caso de conexão, para evitar que você perca seu voo. Para verificar a hora certa em todas as cidades do mundo você pode utilize este site .

#9 – Cartões turísticos/Passes

Utilize passes durante sua viagem para Europa
Várias cidades da Europa, em especial as maiores, oferecem cartões com vantagens para os turistas. Um exemplo é o RomaPass, em Roma. Portanto, antes de viajar, verifique se nas cidades por onde você passará existe algum tipo de cartão turístico. Estes cartões podem diminuir o seu gasto com transporte e ingressos para entrar em museus, galerias, teatros, etc. Por falar em Roma, não deixe de ler o post Dez dias para você aproveitar melhor sua viagem para Roma!

#10 – Hospedagem

Hospedagem-na-europa
A Europa oferece outros tipos de hospedagem, algumas vezes mais em conta que os hotéis tradicionais. Em algumas cidades é possível se hospedar em casas de família, hostels, bed&breakfast, chambres d’hôtes e gastar um pouquinho menos com este item no seu orçamento.

#11 – Hospede-se próximo aos pontos turísticos.
Localizacao.fw

Às vezes compensa gastar um pouco mais com hospedagem e poder conhecer o que a cidade tem para te oferecer caminhando. O transporte público na Europa é eficiente, porém, paga-se caro por isso e a sua economia com hospedagem pode acabar sendo gasta com transporte e tempo perdido com locomoção.

#12 – Tome cuidado com seus pertences em hotel, bares e restaurantes.

Não é porque você estará na Europa que estará livre de qualquer tipo de surpresa desagradável. Furtos a turistas acontecem na Europa com muito mais frequência do que você imagina. Portanto, preste sempre atenção em seus pertences nos hotéis, bares, restaurantes e nos locais turísticos mais movimentados.

#13 – Tenha sempre em mãos os dados do local onde você está hospedado

Anotar-endereco-hospedagem-viagem
Sempre que sair para passear, leve consigo em local seguro os dados do local onde está hospedado (nome do hotel/pousada/hostel, endereço, telefone, ponto de referência). Estas informações serão úteis se você se perder ou não se lembrar como chegar ao local.

#14 – Cartão de crédito

Tenha os dados do cartão de crédito em lugar fácil
Atualmente o cartão de crédito é tão importante quanto qualquer outro documento. Por isso tenha os dados do seu cartão anotados em local de fácil acesso, bem como os telefones de urgência das operadoras dos cartões no exterior, em caso de algum imprevisto durante sua viagem para Europa.

#15 – Lembre-se de solicitar o desbloqueio do seu cartão de crédito.

Viagem para Europa: cartão de crédito

Algumas operadoras de cartão de crédito exigem que o cartão seja desbloqueado para serem utilizados no exterior. Portanto, verifique, com antecedência, se a operadora do seu cartão faz essa exigência e solicite o desbloqueio antes de viajar para Europa.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que sejam úteis para você. E se a Itália estiver no seu destino, não deixe de ler o nosso artigo Dez dicas para quem vai visitar Roma!

Se você tiver alguma dica de viagem para Europa diferente para acrescentar à nossa lista, manda para a gente. Nosso e-mail é admin@vistosedicasdeviagem.com. Contribuições são sempre bem-vindas!

 

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

4 comentários em “Viagem para Europa: 15 dicas exclusivas para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *