Viagem internacional: saiba como transportar medicamentos!

Outro dia li um post sobre como organizar a mala para uma viagem internacional e uma das dicas, relativas a medicamentos, dizia para tirá-los da caixa para que eles ocupassem menos espaço. Eu até concordo que isso seja viável com medicamentos comuns, como um simples remédio para enxaqueca, por exemplo, desde que, estejam visivelmente identificáveis. Mas jamais faça isso caso você precise levar algum tipo de remédio controlado em sua viagem!

Medicamento controlado deve ser carregado em uma viagem internacional dentro da caixa. Leve, também, a receita do remédio e, se possível, uma carta do médico explicando porque você precisa utilizar aquele medicamento! Assim, caso você seja barrado na fiscalização, será bem mais fácil explicar a razão pela qual você está transportando os remédios.

Para aqueles que fazem uso de remédios homeopáticos e fitoterápicos – que devem ficar longe de aparelhos que emitam radiações, inclusive dos detectores de metais dos aeroportos – a orientação é colocá-los em um saco plástico transparente e lacrado. Ao fazer o check-in, entregue-os ao atendente e explique a situação. A companhia aérea, em geral, se responsabiliza por passar o medicamento por fora do detector e entregá-los posteriormente a você.

Como transportar medicamentos em uma viagem internacional

Cuidados com a saúde e transporte de medicamento em uma viagem internacional

Além do exposto acima, alguns cuidados gerais devem ser tomados antes e durante uma viagem internacional por viajantes que precisam fazer uso de algum tipo de medicamento contínuo. Confira na lista abaixo:

  • Consulta médica
    Aconselha-se fazer uma consulta médica para avaliação, antes de embarcar para uma viagem internacional.
  • Restrições no país de destino
    Verifique – nas páginas das embaixadas e consulados de todos os países que você visitará – se os seus medicamentos não se enquadram como narcóticos ilegais. Tranquilizantes ou anfetaminas compradas legalmente em um país podem ser ilegais no próximo que você visitar.
  • Prescrição médica
    Caso você tenha que fazer uso de algum medicamentos durante toda o período de duração da sua viagem internacional, solicite uma prescrição médica que apresente, também, o nome genérico do remédio. Mantenha-a sempre com você. Se possível, traduza-a para o idioma inglês.
  • Doença crônica
    Se você for portador de doença crônica, obtenha um laudo médico, descrevendo a necessidade de medicação contínua. Leve, também, uma carta de seu médico indicando o tratamento recomendado em caso de situações de emergência (reação adversa a certos medicamento, comida ou mordida de insetos, por exemplo). Se possível, leve algum contato do seu médico (e-mail, telefone, etc).
  • Quantidade
    Antes de embarcar para sua viagem internacional, certifique-se de que você está levando quantidade suficiente para todo o período. É interessante sempre levar uma quantidade maior do que você precisará. Coloque o excedente uma bolsa separada. Assim, se perder uma das bolsas, não ficará sem seu medicamento.
  • Pacientes diabéticos
    Insulina e líquidos especiais ou gel para passageiros diabéticos devem ser acompanhados de prescrição médica, desde que não excedam 100ml.
  • Bagagem de mão
    O ideal é transportar na bagagem de mão somente medicamentos com prescrição médica. Caso solicitado, você deve apresentá-la no momento em que passar pela inspeção. Nunca despache medicamentos de uso contínuo junto com as malas, pois elas podem ser extraviadas. Outros medicamentos (analgésicos, por exemplo) até podem ser transportados na bagagem de mão mas sempre dentro da embalagem original e em uma quantidade pequena.
  • Embalagem
    Mantenha os medicamentos na caixa original para facilitar a identificação.
  • Horário
    Você está partindo para uma viagem internacional, então, preste atenção à questão do fuso horário, assim não correrá o risco de tomar seu medicamento em horários errados. Lembre-se deles durante o voo também.

Por último, mas não menos importante, não viaje se você estiver acometido de alguma doença infecciosa aguda, só se for extremamente necessário!

Algumas informações deste post foram retiradas do blog Viajandodireito e do Ehow. Se você tiver alguma outra recomendação que possa ser acrescentada à lista acima, mande para nós (admin@vistosedicasdeviagem.com). Boas contribuições são sempre bem-vindas! 😉

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

6 comentários em “Viagem internacional: saiba como transportar medicamentos!

    • Marlise V. Montello
      Fevereiro 17, 2017 em 1:36 am
      Permalink

      Obrigada Jane,
      Att, Marlise V.Montello

      Resposta
    • Marlise V. Montello
      Fevereiro 17, 2017 em 1:46 am
      Permalink

      Obrigada Maria Lopes,
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • outubro 15, 2016 em 4:28 pm
    Permalink

    Otimo artigo parabens pessoas,vou colocar como favorito o sitee !!! Muito bom o conteudo!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *