Viagem de trem: como gastar menos na Suíça?

Não tem como esquecer uma viagem de trem na Suíça! As belas paisagens dos lagos, das pequenas vilas, dos rios de água cristalinas e das montanhas ficam guardadas para sempre na nossa memória e, claro, nas milhares de fotos que tiramos durante o trajeto, por menor que seja.

Mas, em um dos países mais caros do mundo, viajar de trem definitivamente não é barato! Mas, se você está em viagem de férias e/ou não tem horários específicos para cumprir, dá para aproveitar os descontos oferecidos pela companhia de trem suíça (SBB) e tentar gastar um pouco menos para conhecer a Terra do Chocolate e seus encantos em uma bela viagem de trem.

Estamos nos referindo aos bilhetes SuperSaver ou Dégriffés que oferecem descontos de até 50% nas viagens de trem pelo país.

Para você ter uma ideia da economia que é possível fazer comprando os bilhetes com desconto, uma viagem de Genebra a Zurique que custa, atualmente, 174 CHF, poderá sair por apenas CHF 87,20 (metade do preço). Interessante não!?

O único problema, como mencionamos no início, é que você precisa ter uma certa flexibilidade de tempo para fazer a sua viagem de trem, pois os bilhetes são limitados e estão disponíveis somente em determinados horários. O ideal é adquirir o bilhete com alguns dias de antecedência mas, isto não quer dizer que você não consiga comprar de um dia para o outro.

Viagem de trem na Suíça: como adquirir o bilhete com desconto?

Para adquirir bilhetes com preços promocionais e economizar na sua viagem de trem pela Suíça, você deve acessar a página da companhia de trem SBB (www.sbb.ch) e seguir os passos abaixo:

1. Clique na opção “TravelCards & Tickets, no meu principal. Depois, selecione a opção “Supersaver tickets” no menu “Tickets for Switzerland“;

Viagem de Trem na Suíça: como comprar bilhete barato! (Passo 1)

2. Uma nova tela será exibida. Selecione a opção “Purchase online now”;

Viagem de Trem na Suíça: como comprar bilhete barato! (Passo 2)

3. Na próxima tela, digite o trecho desejado (cidade de origem e cidade de destino) e a data da viagem. Em seguida, clique “Next”;

Viagem de Trem na Suíça: como comprar bilhete barato! (Passo 3)

4. Na tela Passenger(s), você poderá selecionar a opção “Outward and return jorney“, caso queira comprar, também, o trecho de volta. Neste caso, você deverá informar a data da viagem (Return journey). Em seguida, preencha os campos First name (primeiro nome), Surname (sobrenome) e Date of birth (data de nascimento).

Na opção Reduction, selecione a opção “No reduction“, caso você não se encaixe em nenhuma das outras opções;

Atenção!
Se você reside na Suíça e possui o cartão de desconto Half-Fare travelcard, selecione esta opção pois o seu desconto será ainda maior na viagem de trem!  Isto mesmo, o desconto é cumulativo e você – que é portador do cartão – pagará ainda menos pela passagem.

 

Viagem de Trem na Suíça: como comprar bilhete barato! (Passo 4)

5. Uma nova tela será exibida com todos as opções de horários e valores. Caso você queira ver outras opções de horário/conexões, basta clicar no botão “Earlier” ou “Later“. Escolhido o horário que você deseja fazer sua viagem de trem, clique no botão “Next”;

Viagem de Trem na Suíça: como comprar bilhete barato! (Passo 5)

6. Em seguida o sistema solicitará os dados de pagamento. Você pode fazer o cadastro ou não (as duas opções são exibidas). Selecione a opção desejada e clique no botão “Next“;

Viagem de Trem na Suíça: como comprar bilhete barato! (Passo 6)

7. Na próxima tela, serão exibidos os dados da viagem de trem escolhida. Confira com atenção todos os dados e, depois, clique no botão “Checkout” para continuar sua compra;

Viagem de Trem na Suíça: como comprar bilhete barato! (Passo 7)

8. Ainda na etapa de pagamento, digite seus dados pessoais (nome, endereço e país) e clique no botão “Next“;

Viagem de Trem na Suíça: como comprar bilhete barato! (Passo 8)

9. E, finalmente, você preencherá os dados do seu cartão de crédito. Ainda neste passo, o sistema solicita um e-mail de contato. Tenha cuidado e preencha o e-mail corretamente, pois é por meio dele que você receberá o seu ticket, logo após a confirmação do pagamento. Preencha os dados e clique no botão “Purchase for…“;
Viagem de Trem na Suíça: como comprar bilhete barato! (Passo 9)
10. Depois de aprovada a sua compra uma nova tela (semelhante à imagem abaixo) será exibida. Observe que há uma opção “Print (PDF)“, por meio da qual você poderá imprimir o seu bilhete (em formato PDF) e enviar para o seu aparelho celular.. Além disso, como mencionamos no item 9, o sistema enviará um e-mail para você com todos os dados da passagem e um link para você acessar o seu bilhete eletrônico (e-ticket).

Viagem de Trem na Suíça: como comprar bilhete barato!

 

Como utilizar o seu e-ticket durante a viagem de trem na Suíça?

Embora esteja escrito nas orientações de compra da passagem de trem SuperSaver que você deve imprimir o bilhete para viajar, isto não é necessário!

Quando o fiscal passar solicitando o bilhete, basta você exibir o seu e-ticket salvo no seu aparelho celular. É aconselhável, também, que você possua algum documento que comprove a sua identidade (por exemplo, seu passaporte) pois o fiscal pode solicitar.

Um detalhe muito importante é que o bilhete adquirido só é válido para aquele dia e naquele horário solicitado. Se você perder o trem, não tem como viajar em outro horário, nem ser reembolsado!

Gostou desta dica? Então compartilhe com seus amigos! Quem não gosta de economizar não é mesmo? 😉

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

11 comentários em “Viagem de trem: como gastar menos na Suíça?

  • Fevereiro 26, 2017 em 11:40 pm
    Permalink

    Obrigado pelo artigo, me ajudou muito

    Resposta
  • Fevereiro 13, 2017 em 9:47 pm
    Permalink

    Boa noite Marlise, obrigada pelas dicas super bem exemplificadas.
    Vou pegar o trem de Visp para Zermatt com o super save e, saiu muito mais barato mesmo, de 40 CHF para 18,50 CHF, este trem precisa de marcação de lugar, mas não vi na hora de pagar esta opção, como é que se faz?

    Att, Silvia

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Fevereiro 17, 2017 em 1:14 am
      Permalink

      Olá Silvia,
      Desculpa a demora, estou viajando e com pouco acesso à internet. Pôxa, agora você me pegou. Não me lembro se eu tive que marcar lugar das vezes que viajei. No local onde diz que precisa marcar assento não explica como fazê-lo? Se não tiver, manda um e-mail p/ companhia de trem, eles sempre respondem.
      Boa viagem. Você vai se apaixonar por Zermatt. É lindo demais!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • Fevereiro 18, 2017 em 9:26 pm
        Permalink

        Oi, obrigada pela atenção.

        Então, no site não informa nada a respeito, mas eu li que por ser um trem panoramico precisaria da tal reserva, mas na hora de comprar o super save não diz nada.
        Vou mandar um email perguntando.

        Muito obrigada

        Resposta
  • Janeiro 26, 2017 em 2:57 pm
    Permalink

    Uma dúvida, criança de 7 anos acompanhada dos pais também precisa comprar o bilhete ou é gratis?

    Resposta
  • agosto 24, 2015 em 5:47 pm
    Permalink

    Oi Marlise,

    Excelente sua dica, tentei comprar um bilhete sem ser supersave (proque viajo em novembro), mas só consigo colcoar data até 30 dias seguintes, você sabe me dizer se é uma limitação do site deles?
    Obrigada,

    Simone

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      agosto 24, 2015 em 7:28 pm
      Permalink

      Olá Simone,
      Sim, isto é uma restrição do site, não tem como comprar com muita antecedência não, nem com a tarifa normal.
      Volte sempre ao blog!
      Abs, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 1, 2015 em 6:23 pm
    Permalink

    Gostaria de informar que aqui na Suiça, existem Tagkarte (bilhetes do dia) custam 40 CHF com validade de 1 dia ( das 06:00 as 24:00 H) e podem ser utilizados em toda a Suiça, ex.: Zurique x Genebra ida e volta sairia por 40.00 CHF e podem ser adquiridos nas Prefeituras ( Gemeide) de cada cidade. Fica a dica

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 6, 2015 em 5:02 pm
      Permalink

      Olá Lili,
      Muito obrigada pela informação. Eu conheço sim, aqui na parte francesa o cartão chama-se Carte Jornalière. Vou escrever sobre isto ainda, inclusive verificar se turista pode utilizar.
      Mas, em alguns casos ele não compensa, primeiro porque só vale para um único dia como vc mesma disse e, segundo, porque dependendo do trecho a promoção da SBB compensa mais. Ex: Se vc for de Genebra a Montreaux com a Carte ou Tagkarte, você pagará 40CHF mas se comprar o bilhete promocional poderá pagar 30CHF.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *