Validade do passaporte para entrar no continente europeu!

Mais uma informação muito importante para quem pretende viajar para a Europa. Em Julho de 2013 o Conselho da União Europeia estabeleceu novas regras para o ingresso de estrangeiros no continente europeu, incluindo duas relativas à data de validade do passaporte. Essas exigências estão previstas no Art 5º. Do Regulamento (UE) No. 610/2013 Do Parlamento Europeu e do Conselho.

Regra 1: Validade do passaporte maior do que três(3) meses após a saída do continente

A primeira regra exige que o passaporte do viajante tenha, no mínimo, três (3) meses de validade a partir da data de saída do território europeu. Isto quer dizer que se você pretende fazer uma viagem para a Europa em Dezembro de 2015, por exemplo, e retornar para o Brasil no dia 03 de Janeiro de 2016, a validade do passaporte deve ser, pelo menos, até o dia 03 de Abril de 2016.

Validade do Passaporte brasileiro para entrar na EuropaA passaporte antigo(foto) tinha a validade até 14/12/14. Por isso tive que providenciar a emissão de um novo junto à Receita Federal pois, desde o dia 14 de setembro de 2014, eu já estaria desrespeitando essa norma, caso tentasse entrar no continente europeu com a validade do passaporte menor do que os três (3) meses exigidos e, obviamente, poderia ser barrada.

Regra 2: Passaporte emitido nos últimos 10 anos

A segunda norma diz que o passaporte do viajante deve ter sido emitido nos últimos 10 anos. Porém isso não se aplica aos turistas brasileiros, cuja validade do passaporte é de apenas 5 anos.

Outra exigência para quem pretende embarcar para a Europa é o Certificado de Schengen, aquele seguro viagem com uma cobertura mínima de 30 mil euros (aproximadamente 88 mil reais) que é exigido do turista para garantir a execução do auxílio médico em caso de doença ou acidente. Nós já falamos sobre isso no blog, lembra-se?

Gostou desta informação? Você já sabia? Se quiser receber nossas informações em primeira mão, cadastre-se para receber nossas publicações no seu e-mail. Basta colocar o seu endereço eletrônico nesta caixa na barra lateral direita.

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

7 comentários em “Validade do passaporte para entrar no continente europeu!

  • março 27, 2017 em 1:34 pm
    Permalink

    Viajo para Europa ( França/ Paris) Chego e saio pelo mesmo país, após visitar outros da Europa.
    Minha saída da Europa será dia 26/08/2017 – Meu passaporte vence 04/02/2018.
    Vou ter problemas ou não para entrar na Europa ( França)
    Obrigado

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      abril 9, 2017 em 10:13 pm
      Permalink

      Olá Fernando,
      Como informamos no artigo, o passaporte deve ter uma validade maior do que 3 meses após a sua saída da Europa. Se você sai da Europa em Agosto de 2017 e seu passaporte vence em Fevereiro de 2018, isto quer dizer que quando você sair ele ainda será válido por mais 6 meses. Logo você não terá problema algum com esta questão.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • janeiro 10, 2017 em 12:04 am
    Permalink

    Boa noite, pretendo viajar pela europa em Março, a passeio e ficar por 60 dias …

    Mas ainda não tirei o passaporte, qual o tempo pra emissão ?

    Preciso comprovar renda ?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      fevereiro 17, 2017 em 1:42 am
      Permalink

      Olá Maxwell,
      O passaporte estava demorando bastante p sair, cerca de 3 meses pois a RFB está com problemas p emissão. Não sei te dizer se isto já foi regularizado, você pode verificar com eles.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Pingback: Viagem para Espanha: documentos que podem ser exigidos pela imigração!

  • Pingback: Viagem para Espanha: o que preciso para entrar no país sem problema?

  • Pingback: Passagens Aéreas para a Europa a partir de 449 dólares!

  • Pingback: Viagem para Europa: 15 dicas exclusivas para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *