Como planejar seu roteiro de viagem usando o Rome2rio?

Sabe aquele momento em que você se depara com a difícil tarefa de definir a melhor forma de locomoção entre as cidades escolhidas para o seu próximo roteiro de viagem? Você já sabe quais são as cidades que pretende visitar mas a grande dúvida é, como fazer para ir de uma para a outra.  Escolher que tipo de transporte utilizar de maneira a aproveitar melhor o passeio e de quebra pesar menos no orçamento não é uma tarefa das mais simples, não é verdade?

Então, que tal utilizar um aplicativo para ajudá-lo nesta complicada tarefa? Afinal, este é o lado bom da tecnologia, nos ajudar a executar aquelas tarefas consideradas “chatas”, tais como planejar uma viagem, de forma mais rápida e eficiente. Estamos falando do Rome2rio, um site muito bacana e útil criado com o intuito de ajudá-lo a definir e organizar os trajetos entre as cidades/países do seu roteiro de viagem.

O site utiliza um motor de busca de transporte multimodal que, em questão de segundos, exibe diversas opções de itinerários de qualquer lugar para qualquer lugar (escolhidos por você), utilizando diferentes meios de transporte (carro, ônibus, trem, avião, balsa, etc) e, ainda, o tempo e o valor a ser gasto de acordo com a opção.

A plataforma do Rome2rio permite que você planeje tanto viagens de longa distância (entre várias cidades ou países) como locais, isto é, locomoções dentro de uma mesma cidade.  Além disso, o aplicativo oferece, também, uma ferramenta de pesquisa de hotéis e locação de carros.

Como usar o Rome2rio para definir seu roteiro de viagem?

O Rome2rio é bem simples de utilizar. Para começar, acesse a página por meio do endereço eletrônico http://www.rome2rio.com/pt, versão em português. Se preferir, você também poderá instalar o aplicativo no seu iphone ou ipad. Para fazer o download basta clicar aqui.

Na simulação abaixo, vamos imaginar que no seu roteiro de viagem, um dos trechos seja ir de Paris a Chamonix Mont-Blanc, uma pequena vila francesa muito conhecia por conta dos esportes radicais e do famoso Maciço do Monte Branco (Mont Blanc, em francês).

1. Definir a cidade de origem e a cidade de destino

Rome2rio

No nosso exemplo, vamos verificar como viabilizar o trecho Paris-Chamonix do nosso roteiro de viagem. Portanto, digitamos “Paris, França” como na caixa DE (origem) e “Chamonix, França” na caixa PARA (destino). Em seguida, clique no botão PROCURAR

2. Visualizar o trajeto e opções disponíveis

Itinerários possíveis para o roteiro de viagem

Uma nova tela é exibida. Do lado direito é possível visualizar no mapa o trajeto Paris-Chamonix e, no lado esquerdo, há uma janela que exibe as opções de transporte disponíveis para esta parte do seu roteiro de viagem, tempo gasto e valores aproximados, uma vez que não informamos a data da nossa viagem. Para obter valores mais assertivos, basta informar a data exata da viagem logo ao lado do nome das cidades (figura abaixo).

Escolher data Rome2rio

Na caixa de opções, à esquerda, você pode clicar em cada uma dos meios de transporte disponíveis para verificar os detalhes. Por exemplo, inicialmente o Rome2rio exibe os detalhes da viagem de trem. Observe que além da duração de cada trecho, o site ainda mostra a frequência de trens para aquela viagem.

Ex: De Paris Garde Lyon para Bellegarde(Ain), a viagem dura 2h44m, há trem fazendo o percurso a cada 2 horas e o valor da passagem varia entre 85 e 95 francos suíços.

Rome2rio roteiros de viagem

Mas, se você quiser visualizar os detalhes da viagem de avião (figura à direita), basta clicar em cima do item Voo Paris CDG para Geneva, AeroSki e a caixa será expandida.

Rome2rio roteiros de viagem

3. Visualizar detalhes de cada item das opções de transporte disponíveis

Para visualizar mais detalhes de cada item das opções de transporte disponíveis para o seu roteiro de viagem, basta posicionar o mouse no item desejado e clicar. Por exemplo, se você quiser saber quais empresas aéreas fazem o trecho Paris CDG (CDG) para Geneva (GVA) exibido na opção 6 do nosso exemplo, basta clicar no área do texto Paris CDG (CDG) e a tela abaixo será aberta, mostrando as companhias aéreas, horários, duração e valores.

Rome2rio detalhes do roteiro

4. Alterar o tipo de imagem do mapa

O site permite que você opte pelo tipo de visualização do mapa. Há três opções: Transporte, Estrada e Satélite.

Rome2rio Tipos de mapa

5. Alterar o idioma, a moeda e a unidade de medida para a distância

 Além de tudo isto, você pode alterar o idioma, a moeda que você quer visualizar e a unidade de medida para exibir a distância.

Rome2rio alterar moeda

E aí, gostou da dica? Este site é realmente muito interessante e pode ajudá-lo bastante a preparar seu roteiro de viagem de forma mais ágil e econômica. Nós já usamos algumas vezes para planejar nossas viagens e foi bastante útil. Esperamos que o Rome2rio possa ajudá-lo também. E não esqueça de compartilhar esta dica com seus amigos, certamente eles também vão gostar!

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *