Como comprar passagens de trem na Europa pagando menos?

Todo mundo sabe que o transporte ferroviário na Europa é excelente. Em geral, os trens são modernos, rápidos e confortáveis. Além disto, dependendo da região, as paisagens são de tirar o fôlego. Mas o que pouca gente sabe é que é possível comprar passagens de trem na Europa pagando bem menos do que os valores exibidos por alguns sites de venda de passagens online.

É isto mesmo! O segredo para economizar ao comprar passagens de trem na Europa é, quase sempre, recorrer direito ao site da companhia de trem do país em que você vai viajar. Já falamos sobre isto no post Viagem de trem: como gastar menos na Suíça?, onde mostramos como é possível economizar até 50% comprando bilhetes promocionais online.

Passagens de trem na Europa: como pagar menos?

Só para você ter uma ideia de como os preços das passagens de trem na Europa podem variar de acordo com o site onde você compra, fizemos a seguinte simulação:

Viagem de Trem

Origem: Viena (Áustria)               Destino: Praga (Rep. Tcheca)
Data: 21/10/2015
Horário: 07:07h

Opção 1: Simulação de compra em um site de venda de passagens de trem na Europa.

Passo 1 – Selecionar o trecho, data e horário

Passagens de Trem na Europa mais baratas

Passo 2 – Escolher, dentre as opções oferecidas, o trecho desejado.

Passagens de Trem na Europa mais baratas

Passo 3 – Finalizar a compra

Passagens de Trem na Europa mais baratas

Observe que, comprando por este site, o viajante terá que pagar uma taxa de entrega do bilhete pois não é possível comprar e-ticket, ou seja, o bilhete online e imprimi-lo em sua própria casa mais uma segunda taxa de reserva. Neste caso, então, o custo total da sua passagem de trem de Viena para Praga será de 89,5 euros.

Opção 2: Simulação de compra de passagens de trem na Europa diretamente no site da companhia austríaca.

Passo 1 – Selecionar o trecho, data e horário;Passagens de Trem na Europa mais baratas

Passo 2 – Escolher, dentre as opções disponíveis, o trecho desejado;

Passagens de Trem na Europa mais baratas

Passo 3 – Ao clicar na opção “Details” você ainda pode selecionar se quer um bilhete com um local fixo no trem e sem reembolso no caso de perder o horário (esta opção é sempre mais barata) ou o bilhete padrão. Em seguida, finalizar a compra.

Passagens de Trem na Europa mais baratas

Observe que, neste caso, não há taxa de entrega pois a companhia oferece o e-ticket e, ao finalizar a compra, o comprador recebe um arquivo PDF com todas as informações. Basta imprimir e levar com você durante a viagem ou, se preferir, salvá-lo em seu aparelho celular e apresentá-lo ao fiscal, quando solicitado. O valor total, como você mesmo pode verificar é bem inferior ao exibido na opção 1.  Se optar por viajar de 2a. classe e sem direito a reembolso, você pagará apenas 29 Euros.

Como você viu, comprar diretamente no site da companhia ferroviária pode fazer uma grande diferença no seu orçamento e ajudá-lo a gastar bem menos com passagens de trem na Europa.

Obviamente, em alguns casos, por uma questão de comodidade e segurança – especialmente por causa do idioma – é muito mais simples recorrer aos sites de vendas de passagem como o RailEurope. Inclusive somos afiliados desta empresa e, quando você compra sua passagem por meio do nosso blog, ganhamos uma pequena comissão. Mas, é importante que você saiba que está pagando um pouco a mais por esta facilidade!  😉

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *