Mercado de Campo de Ourique: Onde a tradição encontra a sofisticação!

Há alguns dias falamos para vocês sobre o Mercado da Ribeira ou TimeOut Market, uma espécie de vitrine dos mais famosos restaurantes e bares de Lisboa.  Neste artigo vamos falar sobre um outro mercado, bem menor e talvez por isto, mais aconchegante do que o outro. Estamos falando do Mercado de Campo de Ourique, uma das opções para quem visita o bairro de Campo de Ourique, na capital portuguesa.

Achei interessante a frase “Onde a tradição encontra a sofisticação” (slogan do mercado) porque foi bem isto que senti quando entrei no local e por isto decidi plagear a frase no meu título! 😉

Fachada do Mercado de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal

Um pouquinho da história do Mercado de Campo de Ourique

Assim como o TimeOut, o Mercado de Campo de Ourique tem uma história centenária. Segundo o site Restos de Colecção, o prédio foi construído por iniciativa de José Dionísio Nobre – empresário e residente no bairro de Campo de Ourique – e o projeto foi do arquiteto Antônio Couto Martins.

Inaugurado em 14 de Abril de 1934, o espaço ficou sob a gestão de José Dionísio e seus herdeiros durante 40 anos. Depois deste período, em 1973, o mercado passou a ser patrimônio da Câmara Municipal de Lisboa.

Fachada do Mercado de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal

O Mercado já passou por duas reformas. A primeira, em 1991 e outra, bem mais recente, em 2013. Porém, o prédio não perdeu o seu estilo (ou a sua traça, como se diz em Portugal) original.  Reaberto em 26 de Novembro de 2013, o Mercado ganhou mais de 20 quiosques e um conceito gourmet, inspirado no “Mercado de San Miguel”, em Madri.

Interior do Mercado de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal

O local tem uma decoração bem bacaninha e é dividido em duas áreas distintas: de um lado, o mercado de peixes e, do outro, os quiosques onde é possível encontrar quase de tudo: legumes, frutas, hambúrgueres gourmet, vinhos, sushi, petiscaria ibérica, pizzaria, enfim, petiscos variados.

A área reservada à venda de peixes e frutos do mar não tem muitas barracas, mesmo assim é possível encontrar produtos frescos todos os dias. Esta parte do mercado abre no início da manhã e fecha às 13h.

Do outro lado do antigo edifício, o espaço é dividido entre os quiosques, espalhados nas laterais, e uma pequena praça de alimentação, onde os visitantes podem sentar e comer tranquilamente.

Interior do Mercado de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal

Interior do Mercado de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal

Interior do Mercado de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal

Interior do Mercado de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal

Apesar de pequeno, o Mercado é uma boa opção para você comprar aquela lembrancinha para um familiar ou amigo querido. Na barraca da Maria Reboch (ReIdeias), por exemplo, você vai encontrar tanto aquelas peças que acharia em qualquer outra loja, como produtos muito bacanas e diferentes produzidos por ela mesmo. São bonecas e porta-panelas bem diferentes feitos de papel. Vale a pena conferir o trabalho desta artesã.

Interior do Mercado de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal

Interior do Mercado de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal

Ah, uma curiosidade, eu achei que o modelo do Mercado de Campo de Ourique foi replicado do TimeOut Market mas foi exatamente o contrário.  O modelo do TimeOut Market é que foi inspirado no Mercado de Campo de Ourique!

Informações Úteis

Como chegar ao Mercado de Campo de Ourique?

O Mercado de Campo de Ourique fica na Rua Coelho da Rocha, no bairro de Campo de Ourique. Chegar lá é muito fácil. Se você quiser aproveitar a oportunidade para passear de elétrico, basta pegar o 25E ou o 28E e descer em frente à Igreja do Santo Condestável.

Se preferir, utilize o ônibus normal (autocarro em Portugal). As linhas são a 709 e a 774. Ou, se preferir o metrô,  desça na estação Rato (linha amarela). Só que aí você vai ter que andar um pouquinho.

Qual o horário de funcionamento?

O Mercado abre todos os dias, às 10h da manhã. O horário de encerramento depende do dia:

  • de Domingo a Quinta: fecha às 23h;
  • Sexta e Sábado: fecha à 01 da manhã.

Quando for a Lisboa não deixe de dar uma passadinha por lá! Gostou da dica? Então clica nas estrelinhas aí embaixo (linha azul) e avalie nosso trabalho. 😉

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

Average rating:  
 0 reviews
Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *