Horário de verão na Europa acaba neste domingo (29)!

Para quem está de malas prontas para viajar para o Velho Continente nos próximos dias, uma informação muito importante. No domingo, 29 de Outubro, termina o horário de verão na Europa! Isto quer dizer que os relógios serão atrasados em 1h. Portanto, você deve prestar muita atenção no horário do seu voo, principalmente das conexões, para evitar aborrecimentos durante a sua viagem!

Horário de verão na Europa? Exatamente! Aliás, a mudança de horário durante a estação mais quente do ano ocorre em outros continentes também. Obviamente em épocas bastante diferentes, uma vez que as estações ocorrem em momentos diferentes em cada continente. Falaremos sobre isto em outros artigos.

Mas o fato é que não somos só nós, brasileiros que precisamos ajustar os ponteiros do relógio e nos adaptar a isto.Horário de Verão na Europa

Como funciona o horário de verão na Europa?

O Horário de Verão Europeu (European Summer Time – EST) tem início sempre no último domingo do mês de março e termina no último domingo do mês de outubro. A razão da mudança é basicamente a mesma do Brasil e de outros continentes: economizar energia e otimizar ao máximo a iluminação solar.

Com a mudança, a diferença de horário entre os países da União Europeia e o Brasil fica da seguinte forma:

  • Reino Unido, Irlanda e Portugal ficam 2 horas à frente do horário oficial brasileiro;
  • Espanha, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia e Holanda ficam com 3 horas a mais que Brasília.
  • Já Bulgária, Chipre, Estônia, Finlândia, Grécia, Letônia, Lituânia e Romênia ficam 4 horas a mais que a capital brasileira.

Veja no gráfico abaixo como fica a diferença de horário entre o Brasil e cidades como Barcelona, por exemplo, que se enquadram na primeira situação da lista acima.

Horário de Verão na Espanha

Já nas cidades que se enquadram na primeira situação, como Dublin, a diferença de horário ficaria da seguinte forma:

Horário de Verão na Irlanda

Que hora os relógios devem ser alterados no final do horário de verão na Europa?

Esta é uma informação interessante. A alteração dos relógios na Europa não ocorre à meia-noite, como no Brasil. O horário depende da cidade. Em Barcelona, por exemplo, os relógios são alterados às 2h da manhã no início do horário de verão na Europa e às 3h, no final. Já em Dublin, a mudança ocorre mais cedo, à 1h da madrugada (no início) e às 2h (no final).

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

Average rating:  
 0 reviews
Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *