Horário de verão na Europa começa neste domingo (26/03)!

Uma boa notícia para quem está de malas quase prontas para visitar o velho continente. Finalmente a primavera chegou e com ela, temperaturas mais amenas e muitas flores! E é nesta época, também, que os relógios devem ser alterados pois o horário de verão na Europa está prestes a começar.

No próximo domingo, dia 26, os relógios devem ser adiantados em 1h e só voltam a ser alterados no último domingo do mês de Outubro de 2017.

O  Horário de Verão na Europa (European Summer Time – EST) tem início sempre no último domingo do mês de Março e termina no último domingo do mês de Outubro. Assim como em outros continentes do mundo, o objetivo com a mudança de horário durante esta época do ano é economizar energia e otimizar ao máximo a iluminação solar.

Horário de verão na Europa: como fica a diferença com o Brasil?

A partir de domingo, aumenta a diferença entre os países da União Europeia e o Brasil. Veja na lista abaixo:

  • Reino Unido, Irlanda e Portugal ficam 4 horas à frente do horário oficial brasileiro;
  • Espanha, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça e Holanda ficam com 5 horas a mais que Brasília.
  • Já Bulgária, Chipre, Estônia, Finlândia, Grécia, Letônia, Lituânia e Romênia ficam 6 horas a mais que a capital brasileira.

No gráfico abaixo é possível ver como fica a diferença de horário entre o Brasil e cidades como Barcelona, por exemplo, cuja diferença passa a ser de 5 horas (segunda situação da lista acima).

Horário de verão na Europa 2016
Já em Portugal, Irlanda e Reino Unido (primeira situação), o quadro fica da seguinte maneira:

Horário de verão na Europa 2016
Um detalhe interessante é que os relógios não são alterados à meia-noite, como acontece no Brasil. O horário depende do País. Em Paris, por exemplo, os relógios são alterados às 2h da manhã no início do horário de verão na Europa. Já no final do período, o horário deve ser alterado às 3h. Em Portugal, a mudança ocorre mais cedo, à 1h da madrugada (no início) e às 2h (no final).

Se você está chegando na Europa no domingo, preste muita atenção neste pequeno detalhe de horário, principalmente, se você tem conexão na Europa. Não perca o seu voo!!!

Ah, e não deixe de ler este artigo com 15 dicas muito bacanas para você ter uma viagem mais tranquila pela Europa!

Se este artigo foi útil para você, compartilhe com os amigos, eles podem gostar também. Ah, e se puder, clique nas estrelinhas logo aí embaixo (linha azul) e avalie o nosso trabalho. Isto nos ajuda a melhorar cada dia mais!

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

Average rating:  
 0 reviews
Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *