França: requisitos que podem ser exigidos para entrar no país.

A França está na lista de países que não exigem visto para brasileiros em viagem de turismo ao país. Porém, de acordo com um comunicado publicado pelo Consulado Geral do Brasil em Paris, as autoridades francesas de imigração podem exigir os seguintes requisitos para permitir a entrada de turistas em seu território, mesmo que seja uma pequena escala para outros países do Espaço Schengen.

Dentre os requisitos está o seguro viagem sobre o qual falamos no post Seguro viagem para Europa.

Relação dos requisitos que podem ser exigidos pela imigração na França

    • Requisitos para entrar na FrançaPassagem de volta dentro do período máximo permitido de estadia.
      O cidadão brasileiro viajando a turismo na área Schengen pode permanecer até 90 dias dentro de um período de 180 dias (ex: se o turista permanecer 90 dias, deverá sair e só poderá voltar depois de decorridos outros 90 dias). Dessa forma, a passagem de retorno não pode estar marcada para período posterior ao limite máximo de permanência (90 dias).

 

    • Seguro-saúde que cubra a integralidade da estadia.
      O seguro deve ser providenciado antes da chegada ao território francês;

 

    • Comprovante de hospedagem.
      No caso de hospedagem em hotel, é necessário apresentar às autoridades de imigração o comprovante da reserva de hotel pelo período da estada na França.  No caso dehospedagem em residência de familiares ou amigos é necessária a apresentação, no desembarque na França, do documento “Attestation d’Accueil” (atestado de acolhimento), que deve ser providenciado pelo anfitrião na França junto à Prefeitura (Mairie) da cidade de residência do familiar ou amigo.

 

    • Comprovação de meios financeiros.
      O visitante deve comprovar possuir 120 euros por dia de estadia para cobrir suas despesas (ex: permanência de 10 dias, 1200 euros).  Se já tiver reserva de hotel, o montante a ser comprovado para gastos diários é de 65 euros. Em caso de hospedagem em casa de familiares ou amigos, possua atestado de acolhimento particular, 32,50 euros por dia.

 

Ainda no comunicado do Consulado Geral do Brasil em Paris há um alerta lembrando que a França, como qualquer outro país, é soberana para admitir ou impedir a entrada em seu território de quem bem entender, mesmo que o interessado cumpra todos os requisitos acima.

Bom, fica o alerta! Se você vai viajar para a França é melhor levar todos os documentos citados acima. Prevenir é sempre melhor do que remediar.

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.