Certificado Internacional de vacinação e Profilaxia (CIVP)

Você está se preparando para uma viagem internacional? Então não se esqueça, além do velho e bom passaporte, é importante que você tenha sempre em mãos o seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, o CIVP.

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia é um comprovante de vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças. Dependendo do lugar para onde você pretende viajar, o Certificado pode ser exigido junto com o seu passaporte e o visto. Essa exigência é prevista no Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e é tão importante quanto qualquer outro documento, dependendo da viagem internacional.

Algumas vacinas – como a da febre amarela, por exemplo – são oferecidas gratuitamente nos postos de saúde municipais e estaduais. Ao ser vacinado em um posto de saúde, o viajante recebe o Cartão Nacional de Vacinação.

Certificado internacional de vacinação e profilaxiaCom esse cartão em mãos, e um documento oficial de identificação com foto, basta dirigir-se a um dos Centros de Orientação de Viajantes espalhados por todo o Brasil para obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.

Clique aqui para saber onde fica o Centro de Orientação de Viajantes mais próximo da sua residência.

Saiba se o seu país de destino exige o Certificado Internacional de Vacinação

Para verificar se o País para onde você vai viajar exige algum tipo de vacina, bem como obter informações relacionadas a outros tipos de doença, consulte o Sispafra, um sistema de orientação de viajantes. Clique sobre a opção “Verifique as orientações sobre o país de destino” e escolha o nome do país sobre o qual deseja obter informação. Para obter informações mais detalhadas, consulte o site da Anvisa.

Você já tem o seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia? Se ainda não tiver, antes de planejar sua viagem internacional, observe este detalhe muito importante. Documentação correta é o primeiro passo para um passeio mais tranquilo.

Gostou desta dica? Então compartilhe com seus amigos. Pode ser que eles ainda não conheçam esta informação! 😉

 

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

2 comentários em “Certificado Internacional de vacinação e Profilaxia (CIVP)

  • Maio 13, 2016 em 10:09 pm
    Permalink

    Entre os postos de saude que aplicam a vacina e tambem emitem o CIVP, pode acontecer de certos horarios nao baterem. No posto em que fui, era possivel tomar a vacina aos sabados, mas os certificados so eram emitidos de segunda a sexta.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      junho 29, 2016 em 12:31 pm
      Permalink

      Olá,
      Obrigada pela informação. Pode ser útil para alertar nossos leitores.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Pingback: Você quer saber qual vacina tomar antes de viajar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *