Cascais: conheça a cidade de bicicleta e não pague nada por isto!

Uma dica muito bacana para quem está planejando uma viagem para Cascais, em Portugal, é fazer um passeio de bicicleta pela cidade. Ao contrário de Lisboa, Cascais é uma cidade relativamente plana e a ciclovia que acompanha boa parte da beira-mar é um verdadeiro convite para pedalar.

As “BiCas”, diminutivo da palavra bicicleta utilizado pelos portugueses – ou, ainda, abreviação de Bicicletas em Cascais – estão disponíveis em três postos de distribuição em diferentes locais da vila e, o melhor, são gratuitas. É isto mesmo, você não precisa pagar nada para utilizá-las.

"BiCas": Bicicletas gratuitas em Cascais

Passeio de “bicas” em Cascais

Para poder utilizar as bicicletas em Cascais você deve dirigir-se a um dos três pontos de distribuição e apresentar um documento de identificação, que pode ser seu passaporte, sua carteira de motorista, comprovante de residência ou cartão do cidadão.  Documentos como cartão de crédito, de estudante ou de saúde não são aceitos. No final, você deverá assinar o termo de responsabilidade.

Ao preencher o seu cadastro, o atendente pedirá, também, que você informe seu endereço (hotel ou local de hospedagem) e um número de telefone de contato.

Os postos de distribuição estão localizados nos seguintes endereços:

  • No Largo da Estação: junto à estação de trem (ou comboio) de Cascais;
  • Na Eco-cabana (Posto de Informação de Turismo da Natureza): bem em frente à Casa das Histórias Paula Rego (Av. da República, Cascais);
  • Costa da Guia: Av. Nossa Senhora do Cabo, Cascais.

As bicicletas devem ser devolvidas no mesmo posto onde foram retiradas. Você pode utilizá-las durante todo o dia e devolvê-las até, no máximo, meia-hora antes do fechamento do posto de distribuição.

O horário de distribuição das bicicletas varia conforme a estação do ano (inverno ou verão). Veja abaixo:

  • Verão (01 de Maio a 30 de Setembro) – Todos os dias, das 8h00 às 19h00
  • Inverno (1 de Outubro a 30 de Abril) – Todos os dias, das 9h00 às 16h30

Se você quiser aproveitar para pedalar na beira-mar, aconselhamos você utilize a Ciclovia Cascais, que começa na Enseada de Santa Marta e vai até a Praia do Guincho. Fizemos o passeio há poucos dias, saiba como é no artigo Cascais: da Enseada de Santa Marta à Praia do Guincho (de bicicleta)!

bicicleta com paisagem da orla de Cascais

Apesar dos postos de distribuição possuírem um número razoável de bicicletas, aconselhamos que você chegue bem cedo para garantir que conseguirá a sua, especialmente durante o verão.

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

Average rating:  
 0 reviews
Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

3 comentários em “Cascais: conheça a cidade de bicicleta e não pague nada por isto!

  • Abril 6, 2016 em 2:51 pm
    Permalink

    Você diz ser necessario um comprovante de residência ou cartão do cidadão. Neste caso estas bicicletas são emprestadas somente para residentes? Turistas que não tem residência e nem o cartão, podem utilizar as bicicletas?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Abril 20, 2016 em 6:16 pm
      Permalink

      Olá Fernando,
      Desculpa a demora para respondê-lo.
      As bicicletas podem ser utilizadas tanto por residentes quanto por não residentes. O importante é que se apresente um documento válido.
      “apresentar um documento de identificação, que pode ser seu passaporte, sua carteira de motorista, comprovante de residência ou cartão do cidadão.”
      Turista pode apresentar o passaporte ou a carteira de motorista, por exemplo.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Pingback: BiCas – Bicicletas em Lisboa! – SABER para CRESCER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *