Carona: uma forma diferente e econômica de viajar!

Quem nunca pegou uma carona na vida, levanta a mão!  Pois é, antigamente era muito comum ver pessoas com o braço levantado na beira das rodovias pedindo carona para ir, gratuitamente, de uma vila a outra. O termo continua o mesmo, a única coisa que mudou é que agora, quando se pega uma carona, divide-se os custos da viagem. Nada mais justo, não é!?

Você está se programando para a sua próxima viagem mas não está afim de gastar muito do seu orçamento com passagens para se locomover entre algumas cidades, que tal pegar uma ‘caroninha’ e de quebra economizar uma grana ?

Isto mesmo, na Europa existem empresas especializadas em unir pessoas que precisam viajar e motoristas com espaço disponível no carro. A diferença da carona tradicional é que, neste caso, o caroneiro tem que dividir as despesas com combustível e pedágio.

Viajar de carona pode garantir uma boa economia com locomoção

Como faço para conseguir viajar de carona?

Conseguir a carona é algo relativamente fácil. Basta acessar o site das empresas que oferecem o serviço e fazer uma consulta para verificar se há alguém oferecendo carona para o percurso que você deseja fazer.

Uma das empresas que oferece esse tipo de serviço é a BlaBlaCar. Basta acessar o site da empresa e preencher as informações a respeito da viagem (cidade de origem, cidade de destino e a data). Em seguida, escolha uma das opções exibidas e pressione o botão ‘Contact Driver’ para entrar em contato – por telefone ou mensagem privada – com o motorista que está oferecendo a carona e combinar os detalhes. Neste caso, o pagamento é feito direto para o motorista durante a viagem.

Mas há, também, a opção de fazer a reserva da carona online. É uma forma de você “garantir” o seu lugar no carro. Mas, para isto você paga uma pequena taxa. Se optar pela reserva online, após completar seu pagamento, você receberá o contato do motorista e poderá combinar os detalhes da viagem, ponto de encontro, etc.

Você pode, ainda, acessar o perfil do motorista para verificar se o mesmo é confiável e qual a classificação que recebeu dos usuários do site que já viajaram com ele. Para as mulheres que tem algum receio de viajar com pessoas do sexo oposto, a empresa criou o ‘LadiesOnly’ para garantir que tanto o motorista quanto todos passageiros sejam do sexo feminino.

A BlaBlaCar atua em 12 países e tem 8 milhões de membros cadastrados. Outras empresas também oferecem esse tipo de serviço no exterior, entre elas a RoadSharing, a CarpoolWorld e a Carpooling.com.

No Brasil também existem algumas iniciativas neste sentido, tais como a Rede Social de Caronas Carmeetic, o Caronas, e o CaronaSegura.

Cuidados necessários antes de se aventurar a viajar de carona

Eu confesso que resisti um pouco mas, na última semana resolvi experimentar. E valeu a pena!!  Fui de Genebra para Zurique com a Ana, uma francesa muito simpática e um monge. A viagem durou 3h15 e a economia foi de quase 60%. Obviamente, tomei alguns cuidados antes de decidir viajar. Entrei no perfil da motorista e verifiquei:

  • quantas viagens ela já tinha oferecido no site;
  • qual a classificação dada a ela;
  • qual os comentários/avaliações feitas pelas pessoas que já tinham viajado com ela;
  • assim que recebi o número do telefone enviei uma mensagem a ela para verificar se o número estava correto;
  • se havia algum outro passageiro;
  • se o ponto de encontro era em local público;
  • avisei uma amiga que estava viajando de carona, passei os dados da motorista e o horário de saída.

Você já utilizou o serviço de alguma dessas empresas ou conhece outra que não está na lista? Se sim, compartilhe sua experiência com nossos leitores, utilizando a caixa de comentários no final deste post.

A sua experiência, positiva ou não, pode ajudar outros leitores. 🙂

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *