Brasileiros não precisarão de visto canadense a partir de 2017

Uma notícia excelente para os brasileiros que sonham em visitar o Canadá e que já possuem um visto americano! Depois de muita polêmica, o Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, anunciou nesta segunda (31/10) que a partir de 01 de Maio de 2017, alguns viajantes brasileiros não precisarão mais solicitar o visto canadense de turismo para entrar no país.

A decisão é proveniente do Plano de Ação Econômica de 2015 e tem como objetivo impulsionar o comércio e apoiar o crescimento econômico do país. As mudanças serão válidas apenas para quem chega ao país pelos portos de entrada nos aeroportos. Nas fronteiras terrestres ou marítimas, as exigências continuam as mesmas, ou seja, apresentação do visto canadense de turismo!

Quem não precisará mais de visto canadense de turismo?

Brasileiros serão isentos de visto canadense a partir de 2016Infelizmente a boa notícia não vale para todos os viajantes brasileiros. Somente terão direito ao “privilégio” de entrar no país sem portar um visto canadense de turismo, os cidadãos brasileiros que:

  • tenham tido um visto canadense nos últimos 10 anos ou
  • possuam um visto de turista americano válido

A partir de Maio de 2017, estes brasileiros deverão solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA), em substituição ao visto canadense de turismo. A autorização é semelhante ao ESTA, nos Estados Unidos, uma espécie de pré-seleção eletrônica de quem pode ou não viajar para o Canadá.  O eTA pode ser solicitado por meio deste link.

É importante frisar, também, que mesmo aqueles viajantes em que o destino final não seja o Canadá mas cujo voo tenha escala no país deverão solicitar a autorização eletrônica de viagem.

Resumidamente, a partir de 2016 todos os turistas brasileiros que possuam:

  • Visto Válido Canadense ou
  • Visto Expirado Canadense (emitido nos últimos 10 anos) + eTA ou
  • Visto Americano VÁLIDO + eTA,

poderão entrar no Canadá por via aérea portanto somente estes documentos.

Veja a nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores no dia 31/10/16:

O governo brasileiro acolheu com satisfação a decisão do Canadá de incluir o Brasil no programa “Electronic Travel Authorization” (eTA). A partir de 1º maio de 2017, os turistas brasileiros que pretendam viajar para o Canadá por via aérea e preencham os requisitos do programa poderão solicitar autorização de viagem àquele país por via eletrônica e mediante pagamento de taxa. A autorização de viagem emitida pelo eTA será válida por cinco anos ou até que o passaporte expire, o que ocorrer primeiro.

Além dos brasileiros que se enquadram nas exigências do governo canadense, serão elegíveis para visitar o Canadá, sem necessidade de apresentar o visto canadense de turismo, os viajantes considerados de baixo risco da Bulgária, México e Romênia.

Atualmente, os viajantes brasileiros não precisam de autorização para entrar em 93 países ao redor do mundo, vários deles no continente europeu. Em compensação, em outros 99 países, os turistas provenientes do Brasil ainda precisam apresentar o visto de turismo.

Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/department/acts-regulations/forward-regulatory-plan/eta-expansion.asp

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-imprensa/15098-inclusao-do-brasil-no-programa-canadense-electronic-travel-authorization

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

3 comentários em “Brasileiros não precisarão de visto canadense a partir de 2017

  • março 5, 2017 em 9:28 pm
    Permalink

    Boa tarde Marlise,

    Tenho marcado minha viagem ao Canada para dia 07/05/2017. Possuo visto americano . Minha dúvda:
    não existe possibilidade do governo canadense postergar a liberação do visto.? se isto acontecer não terei tempo habil para providenciar pois atualmente os tramites para visto leva em torno de 20 dias.
    O que me aconselhas fazer?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      abril 9, 2017 em 10:35 pm
      Permalink

      Olá Lauro,
      Não tenho como te aconselhar, enquanto não estiver oficial, o ideal é ter o visto. Isto já foi prorrogado algumas vezes e ninguém garante que agora realmente vá ser oficializado. Eu no seu lugar tentaria o visto!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • outubro 18, 2015 em 12:35 am
    Permalink

    Bom meu visto pro canada expirou em 2002, ja estive la por duas vezes, tenho tambem um visto expirado dos EUA, expirou em 2009, estive la uma vez… e ai sera que ainda teria chances?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 20, 2015 em 4:10 pm
      Permalink

      Olá Tania,

      Bom, segundo divulgado pelo governo, o visto americano deve estar válido. Logo, o seu não serviria. Já no caso do visto canadense, consta no texto a exigência de ter sido emitido nos últimos 10 anos. Então acredito que o seu não valeria. Sugiro que você mande uma e-mail para o consulado do Canadá no Brasil p/ saber se realmente tem que ter sido emitido nos últimos 10 anos. Eles poderão te afirmar com mais certeza.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *