Aeroporto de Lisboa: embarque de brasileiros ficou mais simples e rápido!

Uma boa notícia para os brasileiros que embarcam no aeroporto de Lisboa (Humberto Delgado). Desde o mês de Julho de 2016, cidadãos de 9 (nove) países isentos de visto, inclusive os brasileiros, ganharam o direito de utilizar um sistema automatizado de controle de fronteiras, o RAPID4ALL, que torna o processo bem mais célere e seguro.

O sistema já era utilizado para controlar a entrada e saída de nacionais europeus em Portugal desde 2007, mas somente agora foi liberado para cidadãos de outros continentes.

Sistema automático de fronteira (Aeroporto de Lisboa)
Foto: SEF/Divulgação

Além do reconhecimento facial dos viajantes, O RAPID4ALL (Sistema de Reconhecimento Automático de Passageiro Identificados Documentalmente) realiza uma pesquisa sobre o mesmo em diversas bases de dados nacionais e internacionais.

De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF), “Esta medida de vanguarda na Europa, conjugada com a experiência e a competência da equipa técnica dos sistemas de informação e dos inspetores do SEF, será um fator de celeridade e fiabilidade de controlo no maior posto de fronteira do país.”

Além dos brasileiros, cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, Japão, República da Coreia, Nova Zelândia, Singapura e Venezuela poderão, também, utilizar o sistema automatizado ao embarcar no Aeroporto de Lisboa.

Mas, atenção, para que os cidadãos dos países listados acima possam ter acesso ao RAPID4ALL eles terão que satisfazer as seguintes condições:

  • Ter, no mínimo, 18 anos;
  • Possuir um passaporte eletrônico;
  • Ter entrado na União Europeia (Espaço Schengen) por Portugal;
  • Não ter ultrapassado o tempo legal de permanência.

Até o momento o sistema só pode ser utilizado nas partidas internacionais, ou seja, no momento em que o cidadão deixa Portugal.

Como faço para utilizar o RAPID4ALL no Aeroporto de Lisboa?

O processo de utilização do sistema eletrônico de fronteira é muito simples.

  • Ao chegar na fronteira eletrônica, insira o passaporte no leitor de documentos. Observe que a página com a sua foto deve estar virada para baixo;
  • Depois de alguns segundos, você poderá entrar na fronteira eletrônica;
  • Posicione-se e olhe para a câmara. Há um desenho no chão indicando onde você deve colocar seus pés. O sistema automático de ajuste de altura irá colocar a câmara na posição correta para tirar a fotografia. Em questão de segundos, as informações biométricas armazenadas no chip do seu passaporte são analisadas e, assim que as informações forem verificadas, as portas da fronteira eletrônica serão abertas para que você possa passar;
  • Antes de prosseguir, você deve apresentar o passaporte ao Inspetor do SEF para que ele possa carimbar a sua saída do país.

Segundo informações do Núcleo de Imprensa do SEF, Portugal foi um dos doze (12) países escolhidos para testar o futuro sistema EES (Entry and Exit System).

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

Average rating:  
 0 reviews
Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista e, há algum tempo, decidiu escrever sobre uma de suas paixões: viagens. O objetivo é ajudar aqueles que, como ela, sempre que podem arrumam a mochila e colocam o pé-na-estrada em busca de novas descobertas. Seus roteiros preferidos são aqueles que oferecem contato com a natureza, com a gastronomica e com a arte.

2 comentários em “Aeroporto de Lisboa: embarque de brasileiros ficou mais simples e rápido!

  • Janeiro 23, 2017 em 8:19 pm
    Permalink

    Uau, facilitou bastante hein!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      Fevereiro 17, 2017 em 1:28 am
      Permalink

      Que bom né Lucas!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *